Meu Intercâmbio na Inglaterra! PQI 2018

By Unknown - sábado, agosto 04, 2018

Oii, gente!

Foto:  Castelo Newcastle Castle
Após voltar de intercâmbio e refletir sobre toda a experiência (que foi maravilhosa!!), pretendo compartilhar com vocês dicas de viagens, aprendizados e experiências em uma sequência de post. Então, a primeira postagem será sobre o programa em si, PQI!


O Programa de Qualificação Internacional (PQI) em Turismo e Hospitalidade do Ministério do Turismo surgiu com o intuito de promover a excelência dos serviços turísticos no Brasil, por meio da qualificação de estudantes de turismo em universidades internacionais de excelência,, com o benefício adicional de estudar em outro idioma.


Em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, o Programa concede bolsas de estudo no exterior a alunos brasileiros de graduação em Turismo e Hospitalidade, pelo período de até 3 meses, com auxílio para a cobertura dos seguintes custos: transporte aéreo internacional, alojamento, alimentação, seguro-saúde, taxas escolares e mensalidade reduzida. O incremento da qualificação profissional é uma das ações do Plano Brasil + Turismo, lançado pelo governo federal com o objetivo de estimular o setor.


O Ministério do Turismo, por intermédio da Assessoria Especial de Relações Internacionais desenvolveu, em 2013, o Projeto de Cooperação entre o Brasil e Portugal na Área de Qualificação Profissional em Hospitalidade e Turismo. Já em 2014, 60 estudantes foram se capacitar em universidades da Espanha e 52 em universidades do Reino Unido. Enquanto em 2018, 104 estudantes brasileira, das 120 bolsas oferecidas, se capacitaram em 10 colleges ao redor do Reino Unido.


Os critérios para participação no ano de 2018 foram:

  • Ter nacionalidade brasileira.
  • Residir no Brasil no momento da candidatura e durante todo o processo de seleção.
  • Estar regularmente matriculado em curso de Bacharelado / Licenciatura / Tecnólogo em Turismo,
  • Hotelaria e/ou Gastronomia em Instituição de Ensino – IES constituída sob as leis brasileiras, com sede e administração no País e reconhecida pelo Ministério da Educação.
  • Ter integralizado no mínimo 20% e no máximo 80% do currículo previsto do seu curso de bacharelado, licenciatura ou tecnólogo, no momento da inscrição.
  • Ter obtido nota no Exame Nacional do Ensino Médio - Enem igual ou superior a 600 pontos, em exames realizados a partir de 2009.
  • Apresentar nível mínimo de conhecimento da língua estrangeira, comprovado por teste de proficiência. 
  • Os comprovantes de proficiência aceitos foram:

    a) TOEFL (Test of English as Foreign Language) na modalidade IBT (Internet Based Test), com total mínimo de 48 pontos; ou
    b) IELTS (International English Language Testing System), com pontuação geral mínima de 4.0 pontos; ou
    c) TOEFL (Test of English as Foreign Language) na modalidade ITP (Institutional Test Program), com total mínimo de 460 pontos; ou
    d) CPE (Cambridge English: Proficiency); ou
    e) CAE (Cambridge English: Advanced); ou
    f) FCE (Cambridge English: First).

    Critério de Desempate:


    • Maior nota no ENEM; 
    • Maior nota do teste de proficiência;
    • Maior idade.

      As etapas para a participação no programa foram:

      1. Os interessados deveriam se inscrever na página da Capes e comprovar que  cumpre com todos os requisitos indicados anteriormente.
      2. Houve uma seleção onde os 120 com maior pontuação seriam selecionados e o resultado preliminar divulgado pelo Ministério do Turismo, sujeito a pedidos de reconsideração e, em seguida, o resultado final.
      3. A Association of Colleges - AoC realizou a alocação dos alunos, determinando em qual instituição do Reino Unido cada aluno irá estudar, conforme critérios estabelecidos pela própria AoC e tendo como base a carta de apresentação, o histórico escolar e a nota de proficiência apresentados pelo aluno.
      4. Iniciará a implementação da bolsa, na qual a CAPES realizou o pagamento dos benefícios previstos no edital diretamente aos bolsistas. Os próprios alunos foram responsáveis por adquirir suas passagens aéreas e seguro saúde. As despesas referentes a acomodação, mensalidade e almoços de segunda-feira a sexta-feira foram previamente pagas as instituições.
      5. Ao retornar, foi solicitado que os alunos apresentassem os comprovantes dos bilhetes aéreos e do seguro saúde, bem como seus certificados.


      A edição de 2018 seguiu o seguinte cronograma:


      Cronograma PQI- 2018


      Entenderam como ele funciona?
      Nas próximas postagens irei falar sobre o College, a cidade, as atividades sociais e muito mais...
      Beijinhos!

      • Share:

      You Might Also Like

      0 comentários