Dicionário Capilar

By Unknown - sexta-feira, janeiro 20, 2017

Oii, gente!




Hoje trouxe essa lista tão esperando com termos comuns no mundo das crespas e cacheadas.
****A lista vai estar em constante atualização.



Baby hair: É o cabelo novo que está nascendo e costuma aparecer na frente do cabelo. São esses fios pequenos que caem na testa e dão um charme especial.


Bad hair day: É quando seu cabelo acorda de mau humor e você não consegue se acertar com ele de jeito nenhum. Esse é um “dia ruim com o cabelo”.

Bigudins: Também chamado de Flexi rods, em inglês.É uma técnica de texturização para cachear o cabelo indefinido. Diferente da fitagem, esse procedimento conta com acessórios chamados “bigudins”, que possuem três tipos: cilíndrico, espiral e circular.


BC ou big chop - É o grande corte, ou seja, quando se retira toda a parte da química do cabelo de uma vez. Transição - período de tempo compreendido entre seu último relaxamento até o dia em que seu cabelo estiver todo natural, sem relaxamento. Momento mais crítico, quando se decidi deixar o cabelo natural. Neste período ocorre muitas desistências.


Coque Abacaxi- É um truque para não desfazer os cabelos quando dormimos. É usado normalmente por praticantes do day after. É só colocar seu cabelo todo pra frente ou para o alto da cabeça e prender sem apertar.


Coquinhos- Também chamados de Bantu knot. É um tipo de texturização, onde mechas são separadas, enroladas diretamente ou trançadas primeiros e depois enroladas formando pequenos coques ao redor da cabeça.kno


"Co-wash"- O co-wash é uma forma de limpeza que não utiliza shampoo, priorizando a utilização de agentes de limpeza mais leves e com substâncias que tratam os fios por completo, sem mascarar a saúde do cabelo. O produto pode ou não ter anfótero. O mais indicado é que seja um produto leve e com ativos botânicos e mais naturais. Essa limpeza dos fios é feita com condicionadores sem nenhum tipo de silicones (nem solúveis e nem insolúveis) e derivados de petróleo, silicones reduzem a tensão superficial ou seja reduz a possibilidade de limpeza criando uma pequena barreira.

"Cronograma Capilar" - É uma maneira de organizar os tratamentos feitos no cabelo. É dividido em três fases: hidratação, nutrição e reconstrução. Consiste em separar as máscaras capilares de acordo a sua composição em hidratação, nutrição e reconstrução. Cada uma tem o momento certo de usar, pois uma fase depende da outra, a ordem depende do estado do cabelo.


Curly- É a palavra para cachos em inglês, é muito usado nas redes sociais como hashtag.

Day After - Palavra em inglês que significa (dia seguinte). é o dia seguinte ao dia em que você lavou o cabelo, ou seja, é um dia em que você não vai lavar seu cabelo. Neste dia você pode arrumar o cabelo, mas sem lavá-lo novamente.

Dedoliss- É uma técnica bem antiga de criar cachos. O passo a passo é basicamente passar um pouco de creme para pentear em cada mecha, enrolar no dedo por alguns segundos e tirar cuidadosamente.


Difusor- É aquele bico do secador. É Um acessório que garante cachos definidos, sua função é secar as mechas sem causar vento, frizz ou deformar seu formato original. Outra função muito importante do difusor é impedir que o secador queime os fios, já que seu formato interno espalha o ar quente e o distribui de forma uniforme.

Emolientes: Produtos com manteigas vegetais, gorduras e óleos. Produtos que ajudam a reviver a oleosidade dos fios.

Enluvar - aplicar o creme mecha a mecha massageando os fios do cabelo, "puxando" mecha por mecha até sentir que o cabelo está mais macio ou que o cabelo está "absorvendo" o creme. Esse processo faz com que os princípios ativos do creme penetre na fibra capilar.


Fitagem - Método de finalização do cabelo cacheado. Consiste em passar o creme de pentear, mousse ou gel, mecha a mecha no cabelo fazendo fitas no cabelo. Essas fitas podem ser feitas com o auxilio dos dedos ou com escovas específicas para isso exemplo: escova denman ou avon.

Hidratação-A Hidratação capilar, é responsável pela reposição hídrica, nessa etapa que nosso cabelo vai repor água. Indicados para cabelos opacos, ressecados e/ou com excesso de frizz. A hidratação deve ser feita semanalmente, ela vai devolver a umidade aos fios, hidratando-os e devolvendo o brilho e maciez.

Low Poo- É uma técnica de cuidados capilares onde se exclui o uso de sulfatos fortes, parafina, petrolato e outras substâncias nocivas a saúde do cabelo.

Leave-In- Do inglês "deixar em", ou seja, é os produtos feitos para deixar no cabelo, cremes de pentear.

"Método L. O. C-" Líquido + óleo + Creme, normalmente é usado nos borrifadores para finalizar o cabelo.

No Poo- Técnica capilar onde se exclui todo o uso de shampoo. A lavagem é feita com "Co-wash", ou com produtos naturais como vinagre de maçã, bicarbonato de sódio e etc.

Nutrição- A Nutrição capilar serve para devolver lipídeos e óleo aos fios, repondo os nutrientes. Indicados para cabelos porosos, com excesso de volume e frizz. A nutrição deve ser feita semanalmente assim como a hidratação. Além de combater o ressecamento, ela também serve como medida preventiva para selar as cutículas dos fios e fazer com que os nutrientes fique mais tempo dentro deles.

Óleo vegetal - Óleo 100% vegetal ou seja sem a presença de parafina ou óleo mineral na sua composição

Óleo essencial - É a mistura de substancias voláteis extraídos de plantas. Muito usado nas industrias de cosméticos e muito utilizado como conservante, antifúngico e essência em algumas preparações caseiras da cacheadas.

"Óleo de Rícino"- O óleo de rícino ou óleo de mamona é um líquido amarelo pálido de alta viscosidade extraído da mamona, a semente da mamoneira. Acredita-se que a maioria dos benefícios é derivada da alta concentração de ácidos graxos insaturados. Embora tenha um gosto muito forte e cheiro desagradável, o óleo de mamona é usado em cosméticos, sabonetes, produtos têxteis, medicamentos, óleos de massagem e muitos outros produtos de uso diário.

Parabenos- São uma classe de compostos químicos, normalmente utilizados como conservantes, principalmente em cosméticos. Os tipos mais comuns são o metilparabeno, o propilparabeno, o etilparabeno e o butilparabeno. O principal motivo das discussões sobre esse composto são por serem ou não carcinogênicos (causarem câncer).

"Penteados Protetores"-São aqueles penteados que protegem o cabelo e guarda os nossos fios, especialmente as pontas. Os penteados protetores mantém o cabelo longe de qualquer atrito que possa fragilizar e acabar quebrando os nossos fios.Super ajudam no crescimento!!


Plopping: É uma técnica de texturização feita com touca. Depois de lavar os cabelos, é só aplicar o creme para pentear nos fios ainda úmidos e fazer uma touca com um tecido de microfibra ou algodão (pode ser uma camisa) e esperar as madeixas secarem naturalmente.


Potencializar/ batizar - Adicionar ampolas de tratamento, queratinas ou óleos vegetais em produtos que para você é fraco.

Pré-wash- Também chamado de pré shampoo. É uma técnica usado para proteger os cabelos antes de lavá-los com o shampoo, evitando que ressequem. Exemplo: Você passa óleo de coco nas pontas das madeixas, uns 30 minutos antes de lavar.

Reconstrução- A Reconstrução capilar serve para fortalecer o cabelo, repor proteínas e massa aos fios. Indicado para cabelos frágeis, elásticos e quebradiços. Também deve ser feita antes e após processos químicos. O aconselhável é que se faça no máximo 1 vez a cada quinze dias (quando o cabelo estiver muito danificado, ou quando se usa químicas capilares). Em outros casos, o ideal é que seja feito apenas 1 vez no mês.

"Scab hair"- é nome dado pelas gringas ao cabelo “novo” que vem logo após a química, ou seja, os fios que aparecem na sua cabeça quando você resolve largar o alisamento. O scab hair é muito comum durante a transição (na raiz), mas é especialmente após o big chop que as pessoas enfrentam problemas de porosidade, ressecamento, e sumiço de cachos.

Shampoo Bomba- Shampoo com diversos tipos de fórmulas e componentes que promete acelerar o crescimento capilar.

Sulfatos-Conhecido como lauril sulfato de sódio, lauril éter sulfato de sódio ou em inglês, sodium laureth sulfate, é uma espécie de detergente utilizado nos produtos cosméticos. Esse produto químico é um excelente desengordurante de baixo custo, e por isso é amplamente utilizado nos shampoos. O sulfato também é surfactante, tem o poder de engrossar e ajudar a criar espuma no shampoo. O sulfato, por ter alto poder detergente, consegue tirar a gordura e sujeira do cabelo. Para que ele faça essa limpeza o sulfato abre demais as escamas dos fios e além da sujeira ele acaba removendo também um pouco da hidratação, causando ressecamento. Não é que todo shampoo com sulfato faça mal ao cabelo.

Texturização- Para as cacheadas, o procedimento é feito para mudar a textura do cabelo e o formato de cachos. Uma excelente forma de vencer a transição capilar.


"Tipos de cabelos 2a/b/c - 3a/b/c - 4a/b/c" - Classificação dos cachos que vai dos mais abertos aos mais fechadinhos, essa classificação ajuda muito na hora de comprar produtos e fazer tratamentos.


"Transição Capilar"- A transição é quando desistimos da química e ficamos com aquelas duas texturas (horríveis) no cabelo. É na transição que descobriremos o que é o Big Chop! hahahahah

Twist - out ou torção - É um tipo de texturização. Técnica de torção de mechas com cremes ou óleos vegetais em cabelos úmidos para mudança de textura dos fios. É uma das técnicas mais indicação para quem está em "transição".


" Umectação"- - Selar/hidratar/nutrir os fios com óleos vegetais. Pode ser feito com o cabelo sujo ou uma hora antes de lavar; antes de dormir e assim tirar pela manha ou com os cabelos lavados apenas com shampoo aplica-se o óleo deixa um tempo e depois por cima aplica o creme de hidratação. Para cabelos secos, ressecados, com frizz. É o famoso banho de óleo.

Vitamina T- Tesoura. Significa cortar o cortar.

Vocês conheciam todos esses termos? Conhecem algum que está faltando na lista?

Beijos

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários