Coisas que você descobre após a transição capilar

By Unknown - domingo, janeiro 15, 2017

Oii, gente!



Ufa, acabou a transição e Bye-bye duas texturas!!
Você finalmente criou coragem e fez o big chop.
Um sonho realizado, cabelo 100% natural mas nem tudo são flores.
O fato é que, provavelmente você carrega um cabelo que não conhece ou se lembra e os primeiros dias serão bem dificeis.
Apesar da falta de intimidade, você está disposta a fazer de tudo para agradá-lo mas não tem a menor ideia do que ele gosta, não sabe como ele vai reagir aos seus cuidados e ele é mais ou menos crespo do que você imaginava, tudo é uma caixinha de surpresa.

Nesse período de reaproximação, não crie expectativas quanto a ondulação natural do seu cabelo, você pode estar passando pelo "Scab Hair".
Mas de qualquer forma, aqui vai uma lista de 15 coisinhas que mudam após a transição e que você já percebeu ou ainda vai perceber:

1) Os produtos que você usava durante a transição não funcionam mais
Agora que o seu cabelo é completamente natural, pode ser que ele passe a não responder da mesma forma aos produtos antigos. Alguns o deixará mais ressecado e outros que você odiava, podem passar a funcionar. Experimente muitos cremes e shampoos, desde dos mais baratinhos aos mais caros e se surpreenda com o resultado.

2) Seu cabelo tem várias texturas
Isso é completamente normal, alguns cabelos apresentam até 3 "texturas" na mesma cabeça. Pode ser que o seu cabelo seja um tipo 4A na frente, 4C no topo e 4B atrás, por exemplo. Relaxaaa! Sem pânico ou estresse.

3) Você ficará mais vaidosa
Culturalmente, as pessoas associam cabelo curto aos homens e você deve estar preparada psicologicamente para enfrentar o preconceito. Talvez você se sinta menos feminina com o cabelo curto e isso vai te fazer querer se arrumar mais que o normal.Você também passa a se gostar e conhecer mais, estando mais disposta a experimentar coisas novas como brincos grandes, mais maquiagem, maxi colares, tiaras e roupas ou estilos diferentes.Nessa fase em que o mundo está dizendo que você está desleixada e que "esse cabelo não combina com você", mal eles sabem a verdade, você nunca se cuidou tantoooo.


4) Você nunca se preocupou tanto com penteados como agora
Quais penteados você consigo fazer agora?
No início, talvez você não conseguia fazer nenhum penteado e day after era impossível, mas com o tempo você vai descobrindo formas de mudar o visual e aparecer com um look diferente a cada dia.

5) O seu cabelo não tem uma definição espetacular nos primeiros dias
A luta ainda não acabou. É provável que você tenha muito frizz e pouca definição, mas não se preocupe porque em poucas semanas, depois de muitas hidratações, o seu cabelo vai ganhando forma e definição.

6) O shampoo não é mais seu amigo
Todo shampoo não é inimigo, mas o que você provavelmente perceberá é que alguns não te dão mais aquela sensação de limpeza ou deixam suas madeixas extremamente ressecadas. Nem tudo está perdido, que você pode fazer é tentar algumas técnicas como:
a. Low Poo
b. No Poo
c. Alternativas caseiras
d. Mudar de shampoo
e. "Co-wash"
A forma de continuar usando shampoo é escolhendo um que seja feito para atender as suas necessidades especificas.

7) A cor do seu cabelo é mais escura do que você imaginava
Os alisamentos e outras químicas alteram a cor natural do cabelo consideravelmente, então aquele castanho escuro avermelhado ou aquele cabelo multicor não era seu de verdade.

8) Seu cabelo não é todo mundo
Não é porque todo mundo gosta de um produto que ele foi feito para você!!
Não saia por aí comprando todos os produtos do mundo de uma vez e estocando para daqui a 500 anos. Comece aos poucos, testando cada novo produto mais de uma vez e conhecendo os gostos do seu cabelo. Depois de conseguir enxergar o seu verdadeiro cabelo, veja as indicações das meninas com a "textura" parecida com a sua.

9) Cabelos crespos são extremamente macios quando saudáveis
O seu cabelo não é duro, muito pelo contrário, é super macio e você começa a se questionar de onde surgiu esse preconceito. Esse é um mito que você vai desconstruir empiricamente e vai querer muda a opinião de todo mundo ao redor. Você vai ver que a textura dele é bem parecida com a de um algodão. É até engraçado ver a reação das pessoas ao tocar seu cabelo e fazer cara de espanto: “Nossa, como seu cabelo é macio”.


10) Realmente incomoda quando querem tocar no seu cabelo sem motivo
Antes você poderia até gostar quando tocavam seu cabelo, faziam tranças e te davam cafuné do nada. Mas agora só de pensar em alguém tocando seu cabelo, destruindo toda a sua finalização e desmanchando seus cabelo, seu instinto de proteção será ativado e ai de quem chegar perto.

11)Dá para mudar o visual sempre mesmo sem penteados elaborados
Há várias técnicas de definição como dedoliss e fitagem, há várias formas de finalização o cabelo como seco ou molhado e isso só depende de como você gosta do seu cabelo: com mais ou menos definição? mais ou menos volumoso? maior ou mais definido?

12)Fator encolhimento pode ser um saco
O fator encolhimento é comum fator comum a maioria das crespas e cacheadas. A tentação de usar alguma química para “soltar mais os cachos” é uma armadilha tentadora! Não caia nessa. Use pente garfo ou relaxantes naturais, caso queira soltar os cachos, menos definição e mais volume.

13) Finalização com o cabelo seco ou molhado?
Questão super importante para conseguir um day after legal e a definição que você almeja é finalizar o cabelo com ele quase seco ou muito molhado. Quem tem o cabelo mais crespo costuma finalizar quando os fios estão quase seco, evitando frizz e absorvendo mais a hidratação.

14) Pente não é mais um utensilio obrigatório
O seu cabelo reage bem ao desembaraçá-lo com o pente? Não? Então não use mais.
Os cabelos mais crespos costumam não ter uma boa relação com o pente pois acabam danificando os fios e tirando a definição dos cachos, mesmo fazendo todo processo embaixo do chuveiro. Então a melhor opção acaba sendo desembaraçar apenas com as mãos.

15) Definição não é tudo na vida
Assim que entramos em transição ficamos loucas observando cada cachinhos para descobrir o tipo, depois loucas procurando produtos que prometem mais definição, buscando novas técnicas para deixar mais cacheado e vasculhando mil e uma dicas na internet. Mas com o passar do tempo, juntando a rotina diária e amadurecimento pessoal, percebemos que definição não é tudo. O seu cabelo não definir tanto (em alguns casos) pode ser super normal e é lindo como é!! Não gaste horas e horas tentando transformar seu cabelo em algo que ele não é, não foi para isso que começamos a transição, foi? Relaxa!!


Ufa! Quanta coisa!! E você ainda tem muito mais para descobrir. Aproveite cada momento!!

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários