Penteados Protetores (Protective Hairstyle)

By Unknown - domingo, fevereiro 19, 2017

Olá, gente!! Como vocês estão?



Hoje venho com um assunto MUITOOO importante que super ajuda no Crescimento capilar e "Transição Capilar". Por melhores que sejam nossos cuidados, produtos e técnicas, parece chegar um momento em que nossos cabelos param de crescer em determinado comprimento. Temos a impressão, então, de que nossos fios chegaram ao seu limite de tamanho, o qual  jamais será ultrapassado. Normalmente, este suposto limite é a altura dos ombros: tanto naturais quanto alisadas encontram dificuldades em fazer os cabelos crescerem além disso.

Entretanto, o cabelo crespo e encarapinhado é mais frágil e seco do que outros tipos de cabelo, quebrando com facilidade ao ser penteado, por exemplo. Apesar de ser um processo quase imperceptível, essa quebra constante pode ser o equivalente a um corte de cabelo, fazendo com que seus fios estacionem em determinado tamanho e de lá não passem.

Percebendo que especialmente os fios da frente e laterais, que mantêm contato direto com os ombros, parecem, além de “estacionados”, mais agredidos e ressecados. O que acontece é que as pontas são a parte mais antiga do cabelo, por isso são mais suscetíveis a se estragarem com o vento, poeira, calor excessivos e no próprio dia a dia, uma alça da bolsa que prende o cabelo, um capacete, e elas se estragam sem volta, solução será somente cortá-las. Você levou um mês inteiro para conseguir 1 cm no cabelo e tem que aparar 1 cm de pontas estragadas, assim seu cabelo nunca alcançará o tão almejado comprimento longo.

O que são penteados protetores?

Os penteados protetores ou Protective Hairstyle consistem em proteger as pontas, mantê-las escondidas, viradas para dentro do próprio cabelo para que não se estraguem, assim não precisando ser cortadas, o que ajudará a manter o comprimento, com paciência e persistência ao longo de algum tempo se alcançará o cabelo longo.
Mas não são presos de qualquer jeito. São penteados específicos que ajudam a preservar o fio do atrito com as roupas, com o corpo e dos agentes agressivos externos, como o vento, a poeira, a poluição, o sol e a umidade.
Penteados protetores podem ser ótimas opções para eventos mais formais- com alguns acessórios você vai do trabalho a uma festa num piscar de olhos.
Não se esqueçam que também existem fatores genéticos que influenciam no crescimento capilar.

Os penteados protetores são sempre pensados e executados tendo em mente os seguintes objetivos:

1. Devem poder ser mantidos por um período significativo de tempo, que varia de alguns dias a várias semanas. Isto é importantíssimo para diminuir a necessidade de manipulação do cabelo. Se cada vez que você penteia seus fios eles correm o risco de quebrar, a estratégia deve ser mantê-los de forma que não embaracem para que se possa pentear o mínimo possível.
2. Devem “guardar” as pontas dos cabelos, que são a parte mais frágil, mais antiga e mais exposta a tudo no ambiente: clima, pentes e escovas, mãos, acessórios que você usa.
3. Devem manter o cabelo longe do contato com o seu corpo, seus ombros e suas roupas. Se o objetivo é a baixa manipulação dos fios, não há motivo para substituir a sua mão pela gola da sua camisa.

Existem inúmeras possibilidades de penteados protetores e há opções para cabelos de qualquer tamanho. Alguns exemplos são:

Coques
O mais simples deles é o coque. Funciona em cabelos médios e longos, ou seja, justamente aqueles que chegaram na altura do ombro e possivelmente não conseguirão passar deste ponto.





Twists
Os twists e as tranças devem ser feitos mais frouxos, de forma a não tracionar os fios, para que não acarretem em alopecia por tração.





Tranças (soltas ou rasteiras)






Braided updo



Cornrows


Enrolado:





Coquinhos ou Bantu Knots;






Outros penteados;







Pineapple Updo










E fora esses, há inúmeros outros penteado, lembrando sempre das regras: deve poder ser mantido por vários dias, deve guardar as pontas dos cabelos e deve se manter longe do contato com seu corpo e suas roupas.

Penteados protetores para dormir?

É importante também que seus fios continuem protegidos durante o sono para evitar que o cabelo amasse, formem nós e se quebre durante o sono. Não se esqueça de que o penteado protetor deve ser confortável o suficiente para que você possa dormir com ele! Se sentir seus fios muito repuxados ou algum acessório pinicando sua cabeça, desmanche, durma confortavelmente e, na manhã seguinte invente outro penteado, até achar aquele ao qual você mais se adapta. Estes penteados combinados a toucas e fronhas de cetim ou seda garantem agilidade durante o despertar, e melhores resultados estéticos.

ATENÇÃO: O objetivo é preservar nossos fios e mantê-los hidratados, é muito importante que, antes de fazer qualquer penteado, você hidrate e trate adequadamente dos seus cabelos. Nunca faça o penteado no cabelo já ressecado, sujo ou embaraçado! Quando lavar o cabelo e realizar os tratamentos de costume é preciso esperar que ele seque completamente para prendê-lo.
A princípio deixar de usar os cachos ou crespos soltos pode ser muito difícil, é uma rotina que é alterada, então vá aos poucos. Não decida usar somente penteados protetores da noite para o dia, se estava acostumada a usá-lo somente solto. Use um dia numa semana, na próxima 3 dias seguidos até se habituar.
Claro que você ainda poder usar seu cabelo solto mas com menos frequência que antes. Tudo em prol do cabelo longo, quando o comprimento desejado for atingido poderá voltar a usá-lo como bem entender.

Exemplos em vídeo:

"Simples"
"Professional e Chique"
"Para dias úmidos"
"Twists"
"Coque"
"Dois Coques"
"Twist Out"
"Três penteados em um vídeo"
"4 penteados em um vídeo"
"Clássico e simples"
"Para cabelos Curtos"
"Google"
"The FAUX Updo 2 Ways "
"Sophisticated and Mature French Twist "
"Para cabelos longos"
"Tranças Longas"
"Cornrows"
"Twist rápido e fácil"
"Twists soltos"
"Coque com tranças"
"Cabelos Médios"
"Twists presos"
"Para dias de cabelo ruim/bad hair day"
"Tipo 4c"
"Coque Baixo"
"Coque sofisticado"

Último detalhe:

Não se prenda aos produtos sendo usados em vídeos, o importante é o "como fazer".

Bjoos!

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários